Pages

Pesquisar este blog

Visualizações

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Palavra do Culto do Dia 18 de Novembro de 2012


Chamado para ser feliz

Alguém me perguntou qual é o segredo do sucesso no ministério. Eu poderia dar muitas respostas, mas apenas uma me veio a mente: “eu sou feliz!”

Talvez essa resposta não seja encontrada nos manuais de crescimento da igreja, mas é a minha história. Tenho tido sucesso porque sou feliz.

Sou feliz em pregar, sou feliz por orar e jejuar, sou feliz ao ensinar, treinar e aconselhar. Sou feliz escrevendo, sou feliz viajando. Sou feliz e por isso considero que o preço por essa obra é muito pequeno.

Nunca fiz sacrifícios por causa da obra, porque tenho sido feliz. Mesmo aquelas coisas que parecem sacrificiais me trouxeram profunda felicidade. O sacrifício que envolve prazer já deixou de ser sacrifício.

ILUST.
Se para receber o galardão for preciso viver infeliz, então não mereço receber recompensa nenhuma no céu, simplesmente porque tenho sido feliz o tempo todo.
Porquanto não serviste ao SENHOR, teu Deus, com alegria e bondade de coração, não obstante a abundância de tudo.  Assim, com fome, com sede, com nudez e com falta de tudo, servirás aos inimigos que o SENHOR enviará contra ti; sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te haja destruído. Dt. 28:47-48

Há um juízo quando não servimos a Deus com alegria. Não é que não o servimos, é que o servimos sem alegria. Encaramos tudo como um peso, um grande fardo que aceitamos levar apenas por obediência.
Servi ao SENHOR com alegria... Sl. 100:2
 Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. Sl. 90:14
Você deve ser feliz todos os dias. Não se contente com menos do que delícias perpetuamente.
Não busque, porém, a sua felicidade no prazer do pecado. O prazer do pecado é passageiro e traz mais infelicidade. Você não é desse mundo.

C.S. Lewis disse que se existe em nós um anseio que não pode ser satisfeito por nada nesse mundo, essa é a prova de que nós não somos desse mundo.

Nosso prazer e a nossa felicidade estão no Senhor.
Gostaria de fazer três afirmações ousadas sobre a sua felicidade.

A felicidade é um mandamento
Chico Burque certa vez escreveu uma canção que dizia:
Agora eu era o rei era o bedel e era também juiz
E pela minha lei a gente era obrigado a ser feliz”.

O que o Chico Buarque não sabia é que o nosso Rei já havia decretado isso: é pecado ser infeliz. Você está destinado a felicidade. Ser feliz é um mandamento.
Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração. Sl. 32:11
 Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Sl. 37:4
Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Fp. 4:4

PAULO E SILAS NA PRISÃO
As pessoas dizem: obedeça e você será feliz! Mas eu ouso dizer o contrário: “Seja feliz em Deus e você o obedecerá! Tenha prazer no Senhor e você obedecerá!”

2 Coríntios 6:10
Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo.
Não confunda tristeza com felicidade

Se uma esposa pergunta: “eu devo beijar meu marido?” Imediatamente respondemos que sim. Mas não podemos dizer que depois de obedecer e beijá-lo, ela se sentirá feliz se não o ama.
Mas o inverso é verdadeiro, se ela está feliz e o ama, ela espontaneamente o beijará e esse beijo será um prazer antes de ser um dever.
Se não há prazer no beijo, o dever do beijo não foi cumprido.

Você está aqui para buscar a sua felicidade pessoal
Todo homem busca o tempo todo a felicidade. Todos os nossos atos são feitos visando nos tornar mais felizes. Eu creio que isso é ainda mais verdadeiro no cristianismo.
VOCE foi para Deus para buscar a felicidade.
Eu não sirvo a Deus como uma alma penada, obrigada a fazer todos os dias coisas que não gosta. Eu encontrei meu prazer no Senhor.
Tenho prazer em fazer a sua vontade. Tenho prazer em obedecer. Tenho prazer na sua presença. O meu prazer tem sido a minha felicidade.

O MUNDO PROCURA NO LUGAR ERRADO.

O problema do mundo não é a sua busca por felicidade, o problema do mundo é que buscam a felicidade mas não com a devida intensidade.
Se realmente desejassem ser feliz não parariam até encontrar a felicidade. Mas eles se contentam com o pouco desse mundo, presumindo que a felicidade não existe.

Como cristãos precisamos ser como turistas loucos para ver a mais bela paisagem. Outro dia fui ao Grand Cannyon. Precisei me esforçar para chegar lá. Paguei por uma vã, depois paguei por um helicóptero para chegar até o lugar e ficar extasiado com a paisagem. Mas diante daquela paisagem o guia me disse: “esse ainda não é o melhor lugar. Há um ponto ainda mais extraordinário. Mas é muito difícil chegar até lá.”
Eu estava disposto a pagar para chegar até aquele ponto. Precisamos ser como turistas loucos para ver o Senhor. Quando achamos que já vimos algo, ansiamos loucamente por mais. Não importa o preço, não importa a dificuldade, eu quero vê-lo.


Obedecer sem ter prazer é pecado
A glória de Deus é nos fazer felizes. Deus somente é glorificado quando somos felizes nele.
Deus não é glorificado em alguém viver na miserabilidade.
Se isso é verdade então a nossa infelicidade é um obstáculo para a glória de Deus.
De nada adianta fazer a obra e ser infeliz. É preciso ter prazer e felicidade na obra.

Vários jovens já me perguntaram: “pastor, eu devo obedecer mesmo quando não sinto alegria?” É claro que a resposta para essa pergunta é: obedeça mesmo sem sentir prazer. Mas essa resposta não é o alvo final de Deus.

É muito importante sentir prazer em obedecer. Não sentir prazer no Senhor é pecado. Assim a primeira coisa que esse jovem precisa fazer é confessar o seu pecado. Ele precisa reconhecer a frieza do coração.

Depois ele deve orar para ter o coração ativado pelo Senhor. O Salmo 40:8 diz:
Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei. Sl. 40:8
Nossa carne esta corrompida ela esta no maligno. No meu interior tenho que ter prazer em Deus.
Assim como a criança quer agradar seu pai , todo nascido de novo quer agradecer a Deus.
Deus ama a quem dá com alegria e também ama a quem obedece com alegria.

Deus não ama o mundo todo? Ama, mas aqui o texto fala de ter prazer.
Somente posso vencer o pecado quando sinto verdadeiro prazer e alegria em obedecer a Deus.
O mundo nos vê como hipócritas quando obedecemos, mas somos infelizes.

A FELICIDADE EM CORINTIOS 13

I Coríntios 13 diz que se eu falar em línguas sem sentir nada, estou apenas fazendo barulho.
Se eu entregar meus bens aos pobres por mera obrigação, Deus não aceitará.
Se eu me dispor a morrer por alguém apenas porque mandaram, isso não procede do amor e será visto como hipocrisia diante de Deus.
O amor é o transbordar do prazer em Deus. Não é o dever pelo dever, nem é fazer o certo porque é certo. Mas é o completo prazer na graça de Deus e em ser canal dessa graça.
Hoje eu estou aqui para desafiar você a ser realmente feliz.

Como viver a vida com prazer:
1. Reconheça a sua necessidade Dele
Muitos se sentem infelizes porque pensam que precisam de tantas coisas que não possuem. Mas apenas uma coisa é necessária.
O orgulho é que nos impede de desfrutar do Senhor completamente. O orgulho tem dois lados:
- a arrogância e a autocomiseração.
O arrogante se orgulha do sucesso, mas a autocomiseração é a resposta do orgulho ao sofrimento.

O arrogante diz: eu mereço admiração pelo que alcancei. A autocomiseração diz: eu mereço admiração porque sofro tanto.
O arrogante soa auto-suficiente. A autocomiseração soa sacrificial.

O MISSIONÁRIO DASABAFANDO PARA O PASTOR QUE A VIDA E DURA

O arrogante simplesmente acredita que pode ir sem Deus. Acredita que pode trabalhar sem depender, ter um ministério sem orar.
Mas o que está cheio de autocomiseração também é orgulhoso. A autocomiseração é a resposta do orgulho que não foi aplaudido.

2. Desfrute realmente do Senhor
Aquele que chega diante de Deus sem alegria e prazer está dizendo em outras palavras:
“Estou aqui, Senhor! Está feliz? Como o Senhor exige tanto que eu ore é porque gosta da minha presença!”

Essa pessoa está colocando o Senhor como o beneficiário da sua presença. Isso certamente é orgulho e dessa forma ninguém tocará em Deus.
Mas aquele que chega com prazer e alegria está dizendo: “Senhor, não há nada em mim para o Senhor se agradar, mas eu estou aqui para desfrutar do Senhor, porque a Tua presença é o prazer da minha alma.”
Todo desfrute resulta em louvor. Quando o homem ama, ele espontaneamente louva a sua amada e, enquanto desfruta dela, ele a louva e o seu louvor torna o seu desfrute ainda mais prazeroso.

O diagnóstico de uma adoração fraca não é porque as pessoas vêm para receber e não para dar. Mas a verdade é que aqueles que estão necessitados e famintos por Deus vêm para receber.
O Senhor é profundamente honrado quando as pessoas sabem que não podem viver sem a sua presença. É preciso que todos venham como a corça suspirando pelas correntes das águas (Sl. 42:1).

Se o nosso foco está em oferecer algo a Deus logo a nossa preocupação será com a qualidade e com a técnica. Isso parece zeloso, mas no final deixamos de vir para desfrutar do Senhor.
Quero muito oferecer algo a Deus, mas a minha motivação suprema é a imensa fome que tenho dele. Meu desespero pela sua presença é que o honra.
A adoração é um fim em si mesmo. Não faça da adoração um meio para outras coisas. Nós adoramos para levantar recursos, para atrair as multidões, para sarar as feridas das pessoas, para liberar a palavra, etc. É indiscutível que a adoração traz todos esses benefícios, mas nós o adoramos pelos simples fato de que não conseguimos viver sem ele.

3. Disponha-se a servir
Outro dia alguém pediu para lavar o meu carro. Como eu relutava muito em deixar, ele me disse: “deixa eu aumentar a minha bênção. A Bíblia diz que se eu servir isso me trará grande alegria”. Ele queria ser feliz e tinha descoberto um caminho para ter mais felicidade ainda.
Você pode achar a atitude dele egoísta, mas não é. Há recompensa para o que serve, e a recompensa é a bênção e a felicidade.
Eu não queria deixá-lo lavar porque estava com dó dele, mas depois concluí que não precisa de dó aquele que procura ser feliz. Mas também não preciso exaltá-lo, afinal quem deseja ser feliz não merece grandes elogios.

O missionario não pode demonstrar infelicidade, senão está desagradando a Deus.

4. Não se apegue ao dinheiro
Se o seu desejo de ser feliz pode ser satisfeito com o dinheiro, essa é a prova de que você é terreno e não procede de outro mundo. Mas aqueles que procedem de outro mundo possuem um anseio que somente pode ser satisfeito em Deus.
É enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro. De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. I Tm. 6:4-10
Provavelmente a maior causa de infelicidade nesse mundo é a falta de dinheiro.

Paulo nos mostra três razões para não buscar riqueza nesse texto.

Primeiro ele diz no verso 7: “Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.” Não teremos um caminhão de mudança no dia do nosso enterro.
Gastar toda a vida e dar tudo de si para ficar rico é tolice.

TER ALEGRIA COM AQUILO QUE TEM

A segunda razão está no verso 8: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.” Quando temos o Senhor não precisamos de mais dinheiro para trazer paz e segurança. A felicidade é o contentamento na presença de Deus.

A terceira razão para não buscarmos riquezas é que isso destruirá a nossa vida. No verso 9 lemos que “os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.”

Quem deseja ser feliz não quer encher a sua vida de tentações, ciladas, ruínas e perdição.
A nossa vida hoje é como uma guerra. Não estou chamando você para ter uma vida simples, estou desafiando-o para entrar na guerra. Você precisa ter um estilo de vida de tempos de guerra.
Toda essa conversa de vivermos no luxo porque somos filhos do Rei tem pouco sentido no meio da batalha. Quem está na guerra não se preocupa com o que é supérfluo.
É verdade que a promessa de Deus para nós é nos fazer prósperos. Mas a nossa prosperidade tem o propósito de ser canal para vencermos a guerra pela salvação das almas.

5. Nunca se esqueça das coisas do céu
A nossa felicidade nesse mundo sempre será marcada pela dor e pelo choro. Paulo porém, nos disse que podemos ser entristecidos, mas sempre alegres (II Cor. 6:10).

O próprio fato de sermos movidos pela misericórdia significa que sofremos a dor do outro. Mas a Bíblia diz que devemos amar a misericórdia e não apenas praticá-la.
Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. Mq. 6:8
Mas o centro da nossa felicidade está na nossa esperança da recompensa eterna,
Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. I Cor. 15:19

A felicidade vai culminar na plena vontade de Deus sendo realizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Efeito no Cursor