Pages

Pesquisar este blog

Visualizações

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Palavra do Culto do Dia 14 de Outubro de 2012


Valentes que vão e Valentes que ficam (Js 1. 10-18)

Os irmãos conhecem a história sobre a libertação do povo de Israel.
Enquanto o povo caminhava pelo deserto, Deus proporcionou ao povo dois instrumentos para eles perseverarem e vencerem: a Palavra em forma de Tábuas da Lei, para o povo conhecer os princípios da fé. E a distribuição da terra, uma promessa que cada um teria sua parte na herança.
Eles tinham a Palavra e tinham a Promessa para perseverarem nessa caminhada no deserto.
Finalmente eles chegam às margens do Jordão, então Deus faz com que o povo seja informado de novos propósitos dali pra frente.
Deus permite que você faça seus projetos e sonhos, sem nenhum problema. Mas de repente Deus entra na nossa vida e na nossa história, e apresenta o projeto Dele. E o projeto Dele prevalece sobre o nosso e destrói completamente os nossos sonhos e projetos. Ele coloca nossa casa de ponta cabeça, Ele muda tudo.

Essas duas tribos e meia já estavam estabelecidos no cantinho deles. Mas Deus entra na nossa casa, na nossa história e faz prevalecer o projeto Dele (v. 14).
Se continuarmos lendo no verso 15, veremos que esses valentes vão entrar, mas não no meio, nem atrás, mas serão linha de frente, esses vão atravessar o Jordão primeiro, esses vão invadir a cidade de Jericó e Ai, esses vão receber todos os dardos e todas as armas de morte e destruição.

Que Deus é esse que faz isso?

Para complicar, a Palavra diz que eles ficarão nessa posição, até que todos recebam a sua terra.
Ele entra na casa e tira os melhores, os que tem força.
Justo agora que esses seriam necessários para plantar, armar as tendas, construir.
Deus os chama para lutar uma guerra que não era deles. Deus os tira desse conforto legítimo para saírem, deixarem tudo, e lutarem a guerra do Senhor.

Ainda há tempo de deixar esse Deus!

Os irmãos poderiam ter criado uma nova Teologia, dizendo: “Olha Josué, esse negócio é muito radical, ao invés disso, vamos trabalhar, vamos recolher recursos, e nós vamos enviar, para que não falte nada a eles. Ao invés de irmos, enviaremos recursos, e vamos interceder no monte, tomar posse desse cidade no reino espiritual”.
Isso parece joia, isso é confortável, isso é Teologia do nosso manequim.

Sabe o que aconteceria se eles tivessem dado essa resposta?

Teriam a casa cheia, celeiros cheios, seriam intercessores, mas seriam as pessoas mais infelizes e vazias da face da terra.
Porque Nosso Deus é imutável, quando Ele chama alguém, separa alguém, tira alguém, Ele não negocia, não barganha. Tem que ser você.
Esses são os Valentes que Deus chama para lutar do outro lado, esses são os Valentes que Deus chama para atravessar o Jordão.
Essas são as pessoas que saem do conforto, atravessam o Jordão para lutarem por outras pessoas. Assumem inimigos de outros, se colocam na frente de outros. E essas outras pessoas só serão abençoadas se esses Valentes responderem nesse chamado.
Deus diz para esses: “Vira as costas para os seus projetos, rompam com tudo, atravessa, luta a luta de outros, até que todos sejam abençoados com a mesma bênção que você tem”.
Para esses, a maior alegria é ir, é obedecer, eles não conseguem ficar do lado de cá do Jordão, por mais difícil que seja, abrir mão de tudo, sua maior alegria é lutar para que outros sejam abençoados.

Separa para Mim todos os Valentes de guerra. É gente que eu chamo, perturbo, porque esses Eu escolhi para irem. E só serão felizes dessa forma.

Jesus, o Valente de Deus
O Nazareno veio e não cedeu, não aceitou barganha.
Atravessou o Jordão para lutar em nosso favor.
Ele foi o Linha de frente sozinho, foi bombardeado pelo inferno, foi abandonado por todos, Seus discípulos, e até por Deus Pai.
Passou por tudo para que hoje eu e você tivéssemos a nossa porção da terra, a nossa parte da herança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Efeito no Cursor